quarta-feira, 3 de novembro de 2010

APROFUNDANDO-SE NOS DEZ MANDAMENTOS

Terceiro Mandamento: Guardar Domingos e Festas
Visão positiva
Pede-nos consagrar ao serviço de Deus o domingo e os dias de festa, e dedicá-los ao descanso.
- O sentido destas festas é recordar a obra criadora de Deus, sua ação salvífica em favor dos homens e opor-se à servidão do trabalho e ao culto do dinheiro.
- Contribui para cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa. (CICat 2168). O 3° mandamento do Decálogo lembra a santidade do sábado: "O 7º dia é sábado; repouso absoluto em honra do Senhor" (Ex 31,15).
- Jesus ressuscitou dentre os mortos "no primeiro dia da semana" (Mc 16,2). Enquanto "1º dia", o dia da Ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto "oitavo dia", que segue ao sábado, significa a nova criação inaugurada com a Ressurreição de Cristo. Para os Cristãos, ele se tomou o 1º de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor, o "domingo".
Concretização
Combate ao laicismo e secularismo (uma visão autonomista do homem e do mundo, que prescinde da dimensão do mistério, descuida-a e inclusive a nega) presentes hoje em nossa sociedade, levando muitas pessoas a negarem Deus e terem o domingo como um dia qualquer, ofendendo a Deus e rejeitando a obra da salvação.
Virtude
A fé, virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe para crer, porque Ele é a própria verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário