quinta-feira, 25 de novembro de 2010

APROFUNDANDO-SE NOS DEZ MANDAMENTOS

Quarto Mandamento: Honrar Pai e Mãe.
Visão Positiva
1.O respeito aos pais vem como desdobramento do respeito a Vida e a Família, visto que eles são os colaboradores de Deus na geração dos novos homens e mulheres. A Família é chamada a IGREJA DOMÉSTICA, A CÉLULA ORIGINÁRIA DA SOCIEDADE.
2.Cristo Jesus quis se encarnar no seio de uma família junto com Maria e José.
3.A Igreja é a grande família de Deus tendo o Senhor como Pai, Cristo como irmão e Maria a mãe de todos os povos.
4.Como consequência deste preceito fica o dever do respeito as autoridades legitimamente constituídas pois assim como os pais recebem do próprio Deus o seu poder IPe 2,18-22.
5.CIC n. 2201 “A comunidade conjugal está fundada no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos esposos, a procriação e a educação dos filhos”.
6.Os pais devem estar abertos a acolher o número de filhos que Deus lhes quiser enviar.
7.Só se pode chamar família aquela comunidade composta de dois cônjuges, homem e mulher, juntamente com seus filhos nunca se pode chamar família uniões homossexuais, ou coisa do gênero.
8.Só se pode chamar família aquela comunidade composta de dois cônjuges, homem e mulher, juntamente com seus filhos nunca se pode chamar família uniões homossexuais, ou coisa do gênero.
9.Cabe aos pais o direito e dever insubstituível de educar seus filhos em todas as dimensões, cultural, religiosa e inclusive sexual pois é no seio da família dimensões, cultural, religiosa e inclusive sexual pois é no seio da família através do testemunho dos pais que os filhos aprendem o que significa uma comunhão de amor, continência, oração, fé, virtudes...
10.O Estado e a Igreja apenas são estruturas de auxilio e nunca pode suprimir, sufocar ou substituir esta função educadora dos pais. Podem os pais, contudo criar associações e agremiações que os auxilie concretamente a sua paternidade de acordo com suas convicções religiosas e morais.
11.O quarto mandamento não apenas diz respeito aos direitos dos pais sobre os filhos, como também o seu contrario: o direito dos filhos em relação aos pais.
Concretização
1.Os filhos devem sempre respeito e obediência aos pais a menos que aquilo que for ordenado implique em algo contra a Fé e a Moral.
2.Os filhos devem aceitar com reverencia e de bom grado a correção de seus pais principalmente quando for em vista da reparação de algo errado que realizaram e em vista da sua educação e amadurecimento. Eclo 30,1-2; Ef 6,4
3.Caber aos filhos o cuidado aos pais quando estes se encontrarem em estado critico de saúde ou de idade avançada; dando preferência para um cuidado pessoal e dentro do próprio âmbito familiar a não ser que seja sumamente impossível, assim evitando qualquer tipo de postura que implique no abandono e solidão dos pais como os encarcerar em um asilo de idosos.
4.Os filhos devem gozar de liberdade na escolha de sua profissão e vocação.
Virtude
1.Piedade, Obediência e Amor filial.
2.Respeito, cuidado e atenção filial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário