quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OS SETE SACRAMENTOS EM NOSSA VIDA

Os sinais (Sacramentos) são 7 porque Jesus está presente em toda a vida humana que se compõe de 7 momentos importantes:
Nascimento: surgimos para a vida, para uma família, sem ele não há o resto da história
Batismo: é o nascimento para Deus, sem ele não há o resto da história da vida de fé. Tornamos-nos seus filhos e parte de sua família (Igreja).
Alimento: sem o qual não se pode continuar vivo.
Eucaristia: sem o alimento a vida de fé morre. E o alimento é o próprio Deus feito homem (Cristo).
Maturidade: crescemos, assumi-mos nossa própria vida e nossas es-colhas. Lutamos com força de vontade para conseguir nossos objetivos e provarmos aquilo em que acreditamos.
Confirmação: somos adultos na fé. Lutando com a força do Espírito Santo para defendermos nossa crença em Deus e nos esforçando para testemu-nhar seu amor.
Ofensa-Perdão: erra-se, ofendendo a si mesmo e ao outros. E fazemos as pazes pedindo perdão a quem ofendemos.
Penitência: quando se erra, ofendendo a Deus, a si mesmo e ao outros, o próprio Deus nos convida à reconcilia-ção, mas também é preciso reconhecer o erro e pedir perdão.
Trabalho: todos sentem necessidade de se dedicar a uma tarefa, a um serviço em especial que seja útil à sociedade.
Ordem: Deus chama alguns para ser-viços especiais, à semelhança de seu Filho que veio servir. Este serviço (ministério) é em favor de todos os homens.
Amor e Procriação: muitos sentem vontade de dividir a vida com alguém. Querem gerar outras vidas, produzir frutos.
Matrimônio: Cristo ama sua esposa, a Igreja, e se une a ela em seu Eterno Amor. Esse amor se reflete no casal, que também gera vida, como Deus gerou na Criação do mundo.
Doença, Velhice, Morte. São realidades duras, mas presentes, donde se pode desesperar, se não se está preparado, ou se tirar lições de força e esperança. Diante da doença pro-curamos um tratamento adequado.
Unção dos Enfermos: Diante das realidades duras da vida, Jesus traz o conforto e a esperança (cura espiritual), fazendo-nos entender que também Ele sofreu e morreu, mas ressuscitou. E quando oportuno traz também a cura física.

Finalidade dos Sacramentos:
I. Pessoal: a própria santificação.
II. Eclesial: edificação da Igreja, para a constru-ção da Igreja, essa sem os sacramentos se acaba;
III. Cultual: os sacramentos são celebrados para a glória de Deus “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo” (Ap 4,8).
IV. Pedagógica: cada sacramento nos ensina algo. Batismo: nascemos para Deus; Eucaristia: que temos sede e fome; Crisma: precisamos ser fortes e lutar até o martírio; Con-fissão: que estamos sujos; Unção dos En-fermos: a cura do corpo e da alma; Matrimônio: compartilhar o amor com outra pessoa; e Ordem: a ter um coração acolhedor, universal. Compartilhar com Deus nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário