quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CONSIDERAÇÕES LITÚRGICAS - NOVEMBRO 2011

06 - Solenidade de Todos os Santos - Cor Branco
BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA
Leituras
Ap 7,2-4.9-14 = Vi uma multidão imensa de gente de todas as nações
Sl 23 = É assim a geração dos que procuram o Senhor

1Jo 3,1-3
= Veremos Deus tal como é
Evangelho:
Mt 5,1-12a = Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa
"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus". Com esta bem-aventurança refletimos uma conseqüência da santidade cristã, na realidade de nossa existência: a santidade provoca a mentalidade do mundo, que reage com perseguição; com as mais variadas formas perseguição, desde aquela física como aquela psicológica.

13 - 33º Domingo do Tempo Comum - Cor Verde
FOSTES FIEL NO POUCO, VENHA PARTICIPAR DA MINHA ALEGRIA
Leituras
Pr 31,10-13.19-20.30-31 = Com habilidade trabalham as suas mãos
Sl 127 = Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos
1Ts 5,1-6 = Que esse dia não vos surpreenda como um ladrão
Mt 25,14-30 = Fostes fiel no pouco, vem participar da minha alegria
Somos administradores de dons divinos, dos talentos que um dia serão restituídos ao Senhor, quando acontecerá o encontro definitivo com Deus, quando a Ele apresentaremos o que produzimos no decorrer de nossa existência.  
Outro elemento que chama atenção é o “como” esperar a vinda do Senhor. Que atitudes assumir enquanto aguardamos o dia do encontro com Deus? Ou ainda: como deveremos nos apresentar diante de Deus quando ele pedirá contas daquilo que fizemos na vida? A celebração deste domingo direciona a atenção dos celebrantes para o dia do encontro. Mas, mais que isso, as celebrações de novembro chamam atenção para o contato com o fim dos tempos, para o destino da humanidade.

20 - Jesus Cristo Rei do Universo - Cor Branco
ASSENTAR-SE-Á EM SEU TRONO E SEPARARÁ UNS DOS OUTROS
Leituras
Ez 34,11-12.15-17 = Quanto a vós, minhas ovelhas, farei justiça
Sl 22 = O Senhor é o pastor que me conduz
1Cor 15,20-26.28 = Entregará a realeza a Deus Pai
Mt 25,31-46 = Assentar-se-á em seu trono e separará uns dos outros

Na conclusão do Ano Litúrgico celebramos a realeza de Jesus Cristo. Proclamamos em nossas liturgias que Jesus é Rei, que seu Reino não é desse mundo, mas convive conosco, especialmente no relacionamento que dispensamos a quem está debilitado na vida. 
Existe uma condição para participar e comungar da vida plena e eterna, que é a realização da salvação divina: comportar-se e agir como Deus, que se preocupa com cada um; de modo especial, com aquele que tem a vida ameaçada ou vive de modo debilitado sua existência. Este é o critério mais importante que será considerado no final dos tempos, no juízo final.  
O julgamento será a manifestação daquilo que fazemos a Cristo neste mundo, na pessoa do doente, do faminto, do sedento, do preso.... Não haverá surpresa para quem reconhece Jesus presente, na pessoa do necessitado. Essa é a religião pura e sem mancha (cf. Tg 1,27), a base do julgamento final, quando Jesus Cristo se manifestará como Senhor e como Rei do Universo.

 27 - I Domingo do Advento - Cor Roxo
VIGIAI, PORTANTO, PORQUE NÃO SABEIS QUANDO O DONO DA CASA VEM!
Leituras
Is 63,16b-17.19b;64,2b-7 = Ah! Se rompesses os céus e descesses
Sl 79 = Iluminai a vossa face sobre nós

1Cor 1,3-9
= Esperamos a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mc 13,33-37 = Vigiai: não sabeis quando o dono da casa vem
Vigiar é viver atento à tarefa que nos foi confiada por Deus. Significa orientar a vida em vista do projeto do Senhor, sem se perder em distrações, sem dormir e sonhar com outros projetos, que não o do Reino de Deus. Vigiar significa também ser fiel à tarefa recebida no Batismo e realizá-la reconhecendo que o Senhor nos “dará a perseverança (...) até o fim; até o dia de Nosso Senhor Jesus Cristo” (2a leitura), dia da 2a vinda de Jesus Cristo. 
É com esse conceito que entendemos a preparação do Tempo Natalino, especialmente neste início de Advento, como proposta de renovação para um novo tempo da vida. Renovar-se como quem olha para novas metas e se decide a caminhar com mais empenho até alcançar a grande meta de viver eternamente na luz de Deus. É também tempo favorável para reorientar a vida para Deus; tempo para viver no tempo divino que age na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário