sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ASSEMBLEIA PAROQUIAL

No próximo dia 23 de outubro, às 15:00 na Igreja São Francisco - Bairro Biela estará acontecendo a assembleia paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, avaliando 2010 e planejando 2011.
Você que se sente parte desta Igreja paroquial está convidado!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

APROFUNDANDO-SE NOS DEZ MANDAMENTOS

Segundo Mandamento: Não levantar o santo nome de Deus em vão!
Visão positiva:
1.Defende a necessidade de se tratar santamente as coisas santas. Deus é três vezes Santo, com quanta santidade lhe devemos render respeito.
2.O nome exprime a realidade nomeada, Deus não pode ser definido porque está além de todas as categorias humanas, respeitar o Nome de Deus é honrar o seu Mistério.
3.O nome de Deus como revelado a Moisés: IHWH: Eu sou Aquele que é. Eu sou Aquele que está convosco (EMANUEL)
4.Somos salvos pelo Nome de Jesus, diante do qual todo joelho se dobrará. Fl 2,10
5.Os codinomes bíblicos usados para exprimir o inexprimível: Anjo de IHWH, Adonai, o Senhor, o Todo Poderoso...
No Batismo recebemos um nome na Igreja e receberemos um nome novo dado pelo próprio Deus quando Jesus voltar. Ap 3,11-12. Fala do nosso nome escrito no livro da Vida. Ap 3,5
Concretização:
A santidade do nome de Deus implica certas posturas:
1.Cumprir as promessas feitas no nome de Deus.
2.Blasfêmia: proferir palavras de ódio, ofensa, desafios, falar mal de Deus... Tg 2,7
3.Rogar Pragas: proferir maldições contra Deus ou ao próximo...
4.Perjúrio: fazer um juramento que não se tem a intenção de cumprir. Dt 6,13 Mt 5,33-37
5.Juramento de Apostasia: renegar a fé ou algum princípio da religião cristã.
Virtudes:
Zelo pelo Sagrado.
Sinceridade.
Consciência reta.
Piedade.

DEZ PRINCÍPIOS PARA UM CASAMENTO FELIZ

1) Corrija qualquer erro cometido durante o namoro
2) Mantenha os papéis de acordo com as Escrituras
3) Deixe as linhas de comunicação continuamente abertas
4) Concentre-se em conhecer as necessidades básicas do cônjuge
5) Viva dentro do seu orçamento
6) Estabeleça princípios claros que os ajudem nos desentendimentos
7) Cultive um bom relacionamento sexual
8) Sejam educados um para com o outro
9) Procure a maturidade emocional
10) Compartilhem da leitura bíblica diária e oração
UM “CHECK-UP” PARA O CASAMENTO
Você se lembra dos votos e promessas que fez quando se casou? Para o melhor... para o pior... na doença... na saúde... para amar... para cuidar... O aniversário de casamento é um bom momento para conversar com o cônjuge e avaliar como está a vida conjugal. Fazemos exames, “check-up”, no dentista, no médico. Através deles podemos prevenir doenças e manter boa saúde física. Um “check-up” ocasional no casamento, levado a sério, ajudará o casal a manter uma boa saúde emocional na sua vida conjugal.
Sempre há questões que o casal pode discutir junto. Se houver algum problema a conversa poderá ajudar ou mesmo reforçar a atmosfera do casamento.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O USO DA BÍBLIA NA CATEQUESE

Fico feliz ao ver o nosso povo demonstrar seu enorme apreço pelas Sagradas Escrituras. Isso fica evidente quando, durante as celebrações, os membros da comunidade se põem de pé, para ouvir as leituras evangélicas. Denotam-se extremos de atenção e de esforço, para não perder uma só palavra. “Não ardia o nosso coração quando Ele nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32). Fica evidente a grande fé que o povo católico deposita no Cristo, que se comunica com o seu povo. Outro momento precioso para assimilação do ensinamento divino, é nos Grupos de Reflexão, quando se reúnem nas casas. Temos perto de mil desses grupos, que se reúnem semanalmente, aqui na nossa arquidiocese de Uberaba. O respeito pelas sagradas letras é o ponto alto da reunião. Chega mesmo a ser uma catequese entre adultos, a partir da Palavra.
A estima e a atenção pelo Deus que se comunica, se manifesta também na caminhada catequética das novas gerações (crianças e jovens), que visam aproximar-se da Eucaristia e do sacramento da Crisma. Segundo o “Diretório Nacional de Catequese”, a Bíblia é o livro de catequese por excelência ( Nº 107). É ainda o mesmo Diretório que garante que a “catequese há de haurir sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, confiada à Igreja” (Nº 106). Assim a Esposa de Cristo “tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13, 52). Dentro da Tradição, a Bíblia ocupa um lugar especial: nela a Igreja reconhece o testemunho autêntico da Revelação divina.
Mas usando as Escrituras, a Catequese precisa evitar dois recifes, que podem fazer afundar todos os belos propósitos de aprendizado da fé. O primeiro é a possibilidade de reduzir o “depósito da fé”, a uma leitura apenas parcial das páginas bíblicas. Seria fazer memória de alguns trechos, e cair na amnésia de todos os demais. Infelizmente ainda não temos textos catequéticos resumidos de doutrina, após a publicação do “Catecismo da Igreja Católica”. Esses manuais ajudariam a chamar a atenção para uma vivência plena dos ensinamentos divinos. O outro grande perigo é querer fazer belas descobertas, dentro do horizonte acanhado do grupo, e só se interessar pelo “nós”. Neste caso esquece-se a Igreja, a quem Jesus confiou toda a Revelação, e cuja interpretação garante a reta compreensão. Portanto, não se pode esquecer o que a Igreja entendeu durante vinte séculos, e aquilo que ela, num amor de mãe, definiu para nos orientar

Fonte: Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo de Uberaba, MG

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MÊS DE OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO

A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema: "Missão e Partilha", e como lema: “Ouvi o Clamor do Meu Povo” (cf. Ex 3,7b).
O tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, ao qual todo ano buscamos resgatar, com enfoque e dimensão missionária. O lema recorda o Êxodo do povo de Israel, e os muitos "êxodos" dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo.
A água remete ao valor e a dignidade da vida como elemento vital para o planeta, onde vive e está inserida a humanidade. Aqui, especificamente, remete-nos à realidade amazônica, com sua rica biodiversidade. Lembramos que a última semana do outubro, dedicada à Amazônia, vem inserida no contesto do Mês das Missões.
O barco faz alusão à figura bíblica da Igreja Peregrina que "navega" pelos mares da história da humanidade. Nela se destaca a figura de Jesus Cristo. É Ele quem dá segurança: "Não tenham medo... Avancem para águas mais profundas!" (cf. Mt 4,18). Ao mesmo tempo aponta para o horizonte amplo e universal da Missão, que é o mundo, a humanidade. A Missão não tem fronteiras!
Destaca-se ainda a figura dos índios, etnias vivas e presentes na realidade amazônica, do Brasil e de outros países. Povos que nos acolheram, abrindo-se à Boa-Nova do Evangelho, e que precisam ser respeitados e valorizados, como portadores de valores evangélicos já presentes, quais "sementes do Verbo Encarnado" que estabeleceu morada definitiva junto à humanidade e que, portanto, chegou lá muito antes que o missionário. Contudo, este poderá, sim, ajudar no processo de explicitação da Verdade e Pessoa de Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador, já atuante e presente na história salvífica da humanidade.
Padre Daniel Lagni, diretor Nacional das POM do Brasil.